O Anel de Claddagh


Oi gente! Não sei se vocês já ouviram falar sobre o Claddagh Ring. Eu mesma só descobri esse anel a uns anos atrás, quando comecei a me interessar pela cultura irlandesa!
Resolvi falar sobre ele aqui porque, além dessa beleza toda, ele também herda uma lenda irlandesa, muito bonita!
O continente europeu possui uma cultura tão rica e tão oposta a nossa que acho que vale a pena falar das que eu conheço aqui no blog.
Há 300 anos Richard Joyce havia encontrado o grande amor de sua vida. Na semana do casamento Richard, que era pescador, saiu em seu barco com a sua tripulação para mais um dia de trabalho mas, foi surpreendido por piratas!
Após terem sido capturados, foram vendidos como escravos a um ourives turco. Richard e toda a sua tripulação passaram a trabalhar como forjadores de metal, entre eles ouro e prata.
Os anos se passavam e Richard não aguentava mais viver daquela forma imaginando como sua amada estaria desolada com o seu desaparecimento. Até que um dia, Richard resolveu fugir e antes disso forjou um anel para entregar a sua amada quando regressasse! O anel teria um coração coroado que seria segurado por duas mãos. O coração simbolizaria o amor; as mãos simbolizariam a amizade e a coroa simbolizaria a lealdade sem fim.
A fuga é um sucesso e Richard e sua tripulação desembarcam de volta em Claddagh, Galway. Quando encontra sua amada descobre que ela também havia se mantido fiel, esperando por ele durante todos esses anos. 
Na Irlanda, muitos pedidos de casamento são feitos utilizando essa lenda (que romântico!) E muitas famílias possuem um claddagh ring que é passado de geração para geração, como manda a tradição.

Além de toda essa fofura também há uma maneira certa de usa-lo:
*Anel na mão direita com a coroa pra dentro: coração disponível
*Anel na mão direita com a coroa pra fora: pessoa comprometida
*Anel na mão esquerda com a coroa pra fora: a pessoa tem um amor sem fim e é correspondida


O legal é que até então toda essa história era considerada uma lenda, na Irlanda. Mas a alguns anos, pesquisadores encontraram um anel com as iniciais R.J. Até hoje não se sabe, ao certo, se Richard realmente existiu ou não!

Não é lindo? eu adoooro essa lenda e amo a cultura irlandesa!
O anel da foto eu comprei faz tempo e não me lembro mais o nome da loja ): Mas lembro que foi pelo ML!
Também existem outros modelos. O que eu usava antes desse era inteiro de prata, eu não tirava do dedo por nada, fui perder justo no dia da mudança. Nunca mais foi visto. Triste fim! haha

Facebook  Instagram  Skoob ♥ Flickr

6 comentários:

  1. OMG! fiquei encantada com a lenda que até deu vontade de ter um. coisa mais fofa *-*! nunca tinha ouvido falar disto #3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né? Também me encantei com ela quando conheci! Tanto que comprei 2 anéis de uma vez hahah

      Excluir
  2. Nossa! que linda essa lenda e o anel, eu sou completamente apaixonada pela Irlanda, pretendo um dia fazer meu intercêmbio de inglês lá... acho que vou caçar esse anel pra mim, amo aneis principalmente sem tem algo tão especial que ronda sua história como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Irlanda é demais né? Sem igual! Compra sim, no ML tem, são de prata e bem baratos!

      Excluir
  3. Esse tipo de lenda me lembrou o autor de As Crônicas de Nárnia :3 Li que pela cultura dele, as muitas histórias que ele ouvia na infância e o clube de autores que ele frequentava, influenciou muito a escrita dele. E é bem desse jeito da jeito, um moço é capturado, tem altas aventuras e no final tudo fica bem. Adoro a Irlanda! Só o nome já enche a minha boca de amor. <3

    Beijão!

    http://superamorinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda sumida hahah!
      Sério isso? Que legal, adoro as Crônicas de Nárnia!
      Irlanda é maravilhoso (pelo menos na minha cabeça é hahaha)! Um dia eu conheço rs

      Excluir

Obrigada por seu comentário, espero que volte mais vezes ;D

b:includable>